Tudo sobre o Chile

Santiago do Chile em Setembro: festas pátrias e início da primavera

Setembro é um mês de transição entre o inverno e verão, dando início a primavera no dia 23/09 no Chile. Mas o que muitos não sabem é que neste mês ocorrem as Fiestas Pátrias, as festas mais celebradas pelos chilenos.

No dia 18/09 é comemorado a Independência do país e no dia 19/09, a Glória do Exército. Nessas duas datas são feriados irrenunciáveis no Chile, ou seja, quase tudo estará fechado em Santiago do Chile.

Sendo um mês de mudança de temperatura e um mês de comemorações para os chilenos, resolvi escrever este artigo para te ajudar no que fazer em Santiago do Chile em setembro.


Festas Pátrias e as fondas

A partir do dia 01/09 você começa a sentir o clima de festas e nacionalismo no país. Bandeiras são hasteadas nas portas das casas e estabelecimentos. Enfeites temáticos são feitos em várias lojas, shoppings e supermercados.

As fiestas pátrias são celebradas com as fondas. As fondas são festas geralmente montadas em parques que ficam lotados de barraquinhas com muito churrasquinho de espetinho, empanadas, vinho, cerveja e terremoto(famosa bebida alcoólica chilena). Aconselho você curtir ao menos um dia de fonda para festejar, saborear comidas típicas e se misturar com a cultura chilena. Espere por muita dança típica do país, a famosa cueca.

O que fazer em Santiago do Chile, setembro. Comidas típicas chilena nas festas patrias
Empanadas e a bebida terremoto, os dois fazem parte da culinária típica chilena e não faltam nas Fiestas Pátrias

 As fondas são um ótimo exemplo do que fazer em Santiago do Chile em Setembro.Veja duas fondas muito famosas em Santiago do Chile em 2019:

Santiago  Celebra Bajo la misma estrella (acessar o site

Data: De 17 a 22.09.19

Local: Parque O´higgins

Entrada: 5.000 pesos Chilenos(R$ 30)

Como chegar: De Metrô pela linha vermelha (Estação Parque O´higgins)

Festival de la Pátria  (acessar site

Data: 17 e 22.09.2019

Horário: Das 10 h às 21 h

Localização: Centro de Eventos, Cerro San Cristóbal

Valor: $ 5.000 pesos chilenos(R$ 30).

 

Santiago do Chile em setembro, festas pátrias
A dança típica chilena se chama Cueca. Foto de uma apresentação em uma fonda nas Fiestas Pátrias


O que abre ou fecha nesses dias?

Lembrando que nos dias 18 e 19 de setembro são feriados irrenunciáveis no Chile, ou seja, é proibido trabalhar com algumas exceções. Exceto alguns bares e restaurantes mais turísticos e alguns comércios familiares, diversos estabelecimentos estarão fechados nestas datas.

Estabelecimentos fechados: Supermercados, Shoppings, lojas, muitos restaurantes e bares.

Estabelecimentos abertos: Alguns restaurantes e bares turísticos.

Passeios fechados: Vinícolas e Viña del Mar e Valparaíso.

Passeios Abertos: Estações de ski como Valle Nevado e Farellones, Cajón del Maipo, Termas de Colina e Portillo.


O que fazer em Santiago do Chile em Setembro?

Como mencionado anteriormente este é um mês de transição de estações do ano. Por isso pode ser que o período da neve em Santiago do Chile esteja chegando ao fim. Muitas estações de ski como Farellones podem já estar fechadas devido a falta de neve. Porém isso não é uma regra! O clima é muitas vezes imprevisível.

Aproveite para ir em alguma das famosas Fondas em pelo menos um dos dias que você estiver por aqui. É claro que ninguém quer perder os passeios. Então sugiro que reserve com antecedência os passeios de montanha como o Valle Nevado/Farellones, Cajón del Maipo, Portillo e Cajón del Maipo com as Termas de Colina.

Evite ir para Viña del Mar e Valparaíso, nos dias 18 e 19, pois além de estar tudo fechado por lá, haverá muito trânsito. Nestas datas os Santiaguinos aproveitam para viajar para o litoral chileno.


Full Tour: Agência de turismo no Chile 

Entre em contato! Você está planejando sua viagem para o Chile e gostaria de receber um atendimento exclusivo em português? Receba as informações completas dos passeios, itinerários, dicas e também fique por dentro de descontos e ofertas exclusivas que preparamos mensalmente. É só preencher seus dados no formulário de contato para podermos te ajudar =).


Veja outros artigos importantes 

      


Não esqueça do Seguro Viagem!

Uma dica importante é sempre pensar de ter um seguro para a sua viagem, assim se acontece algum imprevisto a sua viagem nao vai por agua abaixo.

E você pode adquirir esse seguro com preço incrível economizando muito.


Solicite atendimento do consultor