Uma das principais dúvidas dos brasileiros quando decidem conhecer o Chile é: mas afinal de contas tem neve o ano todo no Chile?
A resposta é sim e não.
Mas como assim?
Se você pretende conhecer o Sul do Chile onde estão as geleiras da famosa Patagônia é provável visualizá-las ao longo do ano onde as temperaturas são baixas o ano inteiro, até mesmo no verão, já que o Chile concentra o maior número de glaciais da América do Sul.
Porém, se você assim como milhares de brasileiros que aterrissam em terras chilenas quer mesmo é aproveitar as estações de esqui ou ainda fazer o famoso boneco de neve, então é melhor acompanhar esse conteúdo que preparamos para você não perder a temporada de inverno.
O Chile, assim como no Brasil, segue o mesmo calendário das estações, no entanto, no inverno chileno as temperaturas ficam negativas em algumas regiões, principalmente em boa parte da Cordilheira dos Andes, e por isso a neve é garantida.
Estações no Chile
Outono: 20 de março a 20 de junho
Inverno: 20 de junho a 22 de setembro
Primavera: 22 de setembro a 21 de dezembro
Verão: 21 de dezembro a 20 de março
Quando neva no Chile?
O período ideal para ver e aproveitar a neve é entre os meses de junho e início de setembro, onde as temperaturas variam entre negativas a 18° C, dependendo da região.
Isso não quer dizer que é improvável ver a neve em outros meses como março, abril e maio.
Ver neve na Cordilheira não significa aproveitar as estações de esqui e os parques nevados.
Não espere ver a cidade de Santiago nevada, apesar do fenômeno já ter atingido a capital chilena, a última vez que a capital amanheceu coberta de neve foi em 2017. Quando foram registrados 15 centímetros de neve em alguns pontos.
Outros anos que também nevou na capital do Chile foram 2007 e 2011. Mesmo sendo um país frio, os moradores se surpreendem quando fenômenos assim acontecem em locais incomuns.
Quais os melhores locais para ver neve no Chile?
A Cordilheira dos Andes, que contorna o lado ocidental da América do Sul, está entre as mais extensas cordilheiras do mundo. Seu relevo variado abrange geleiras, vulcões, pradarias, desertos, lagos e florestas, além de também ser caracterizada pelas elevadas altitudes.
As montanhas abrigam sítios arqueológicos pré-colombianos e vida selvagem, como chinchilas e condores.
Alguns pontos são os queridos dos turistas que já chegam prontos para conhecer a neve, claro que entre eles podemos citar:
- Valle Nevado
- Cajon del Maipo
- Portillo
- Farellones
Ao contrário do Brasil, quando o verão é caracterizado pelas chuvas, no Chile é no inverno que as chuvas são registradas e por isso o fenômeno da neve acontece.
A formação da neve acontece ainda dentro da nuvem, com as temperaturas baixas, as gotículas de vapor se transformam em gelo, não chega nem a passar pela fase líquida, assim formam os cristais de gelo.
Então se você pretende conhecer o Chile e deseja ver esse fenômeno incrível da neve, o ideal é visitar o Chile entre os meses de junho a setembro, quando acontece a temporada de inverno, com as paisagens belíssimas garantidas, e claro, não podemos esquecer de aproveitar para apreciar um bom vinho chileno.
O Chile tem ótima estrutura para receber os turistas no inverno.
Fazer uma viagem ao Chile é uma experiência inesquecível que ficará marcada para sempre em sua memória.
Então faça uma viagem tranquila, e para isso conte com um seguro viagem que atende às exigências do Chile e tenha tranquilidade para conhecer o país.
Clique e saiba mais sobre o seguro viagem.
Quer ter desconto no Seguro Viagem, use o código
FULLTOUR5
Clique aqui e Faça agora a sua cotação nessa plataforma automática de cotações de seguros
E você quer conhecer essa maravilha de fenômeno nevado e ainda conhecer mais sobre a história do Chile, solicite agora o atendimento de um de nossos consultores.
Nos vemos no Chile!