Tudo sobre o Chile

Qual a melhor época para ir ao Chile?

O Chile chama atenção internacionalmente por conta de tudo o que oferece, como visitações em vinícolas, vulcões, caminhadas em vales paradisíacos, a fabulosa Cordilheira dos Andes, parques para todos os gostos e idades.


O território chileno é um dos que não fazem fronteira com o Brasil e é o décimo maior país da América em extensão territorial, com 756 mil quilômetros quadrados. 


Qual a melhor época para conhecer o Chile


O que muitas pessoas têm dúvida está relacionada a qual é a melhor época para visitar o Chile.


Banhado pelo Oceano Pacífico, as estações do ano no  Chile são muito bem definidas, com um inverno gelado e um verão quente, ou seja, arrumar sua mala da maneira correta é uma das partes fundamentais para que não passe por apuros ou então fique na mão durante a viagem.


Como tudo na vida, é importante ter um planejamento do que, como, quando e com quem fazer. Responder essas perguntas te ajudam a definir melhor seus objetivos e, assim, optar por um caminho que te ajude no processo para escolher qual a melhor época para conhecer o Chile.




A melhor época para ir ao Chile depende do que você quer fazer no país


Parece clichê, mas é uma das dicas mais valiosas para quem está programando uma viagem ao Chile. Se o seu objetivo é ver neve e esquiar, por exemplo, você deve se planejar entre os meses de junho e setembro, pois é temporada de inverno e todo o país se prepara para receber turistas do mundo inteiro, principalmente os brasileiros, que buscam pela tão sonhada neve.



Estações no Chile

Como já mencionado, as estações chilenas são muito bem definidas e por conta disso o seu roteiro e/ou planejamento de viagem deve estar andando lado a lado com o que a mãe natureza te apresenta. Veja agora as datas das estações no Chile e também as roupas e objetos indispensáveis durante essa época.


Verão

Data: 21 de dezembro até 20 de março;

Características: clima quente, tempo seco e pouca chuva. Pode esfriar um pouco durante a noite;

Temperaturas: podem chegar aos 36 graus;

Itens indispensáveis: protetor solar, bonés, óculos de sol, soro para nariz, protetor labial e caso saia a noite, agasalho leve.


Outono

Data: 20 de março até 20 de junho;

Características: temperaturas baixas e vento frio. Uma preparação para o inverno;

Temperaturas: entre 9 e 23 graus;

Itens indispensáveis: meias grossas, roupas de segunda pele, sobretudos, corta-ventos e algumas blusas de algodão que tenham proteção extra internamente.


Inverno

Data: 20 de junho até 22 de setembro;

Características: temperaturas abaixo de zero e chuvas - que se transformam em neve;

Temperaturas: entre 3 e 18 graus;

Itens indispensáveis: roupas térmicas, segunda pele, luvas, gorros, corta-ventos, cachecóis, meias grossas, agasalhos e sobretudos.


Primavera

Data: 22 de setembro até 21 de novembro;

Características: a primavera no Chile se divide em três locais: no norte do país o período é quente, no sul é chuvoso e na região central costuma ser um equilíbrio entre calor e chuva;

Temperaturas: entre 15 e 19 (podendo chegar a 22) graus;

Itens indispensáveis: fazer uma mesclagem entre roupas mais leves e roupas mais grossas. Trabalhe a mala com alguns jeans e também agasalhos, mas não deixe de dar espaço aos shorts/bermudas e algumas camisetas.


A melhor época para ir ao Chile é aquela que você decidir!


Parece brincadeira, mas não é. O Chile irá te acolher da melhor maneira possível independente da época do ano em que for viajar. Pelo fato de ser um local muito turístico, sempre existem diversas atividades disponíveis para que possa realizar durante sua estadia. Se tomarmos Santiago com referência, é possível citar diversos passeios para  você realizar durante cada estação, ou então, em todas as estações.


É claro que no inverno é mais viável você procurar atividades que envolvam neve, esqui, snowboard, teleféricos, cafeterias.


No verão corra atrás de algumas vinícolas, praias, parques e restaurantes.


Durante o outono e também na primavera, procure por alguns parques históricos, museus nacionais, viagens curtas até algumas vinícolas e também algumas outras atrações diferenciadas, como o restaurante Giratório em Santiago.


E aí? Para você qual a melhor época para viajar ao Chile? Com as dicas citadas, esperamos ter lhe ajudado no seu roteiro de viagem.


Precisa de apoio em sua viagem, consulte um de nossos consultores, eles vão te ajudar a preparar seu roteiro.