Tudo sobre o Chile

O que levar na mala para a primavera em Santiago do Chile?

A primavera em Santiago do Chile começa oficialmente no dia 23 de setembro e termina em 21 de dezembro.

Durante esse período, você pode esperar temperaturas mais amenas, o desabrochar das flores e uma transição gradual do inverno para o verão. As temperaturas começam a subir gradualmente nesse período, tornando a primavera uma estação agradável para visitar a cidade e explorar as atrações culturais e naturais.

Esses meses são excelentes para planejar sua viagem, já que correspondem à temporada de menor movimento na região, ou seja, devido ao baixo volume de turistas você conseguirá aproveitar o Chile com mais tranquilidade e curtir ao máximo cada passeio.

O que levar na mala para a primavera em Santiago do Chile?

Para aproveitar a primavera em Santiago do Chile ao máximo, é recomendável montar sua mala com roupas leves e confortáveis. No entanto, já que as temperaturas podem oscilar durante o dia e que as noites tendem a ser mais frescas, eu aconselho você incluir algumas peças mais quentes que possam ser sobrepostas em camadas, proporcionando versatilidade. Abaixo estão alguns itens que você pode levar na mala para curtir a primavera em Santiago do Chile:

Camisetas de manga curta e manga longa

O uso de camisetas de manga curta e manga longa é uma excelente estratégia para dar versatilidade à sua mala de viagem. Isso permite que você esteja preparado(a) para uma variedade de condições climáticas e situações durante a viagem.

  • Camisetas de Manga Curta: são ótimas para os dias mais quentes e ensolarados; ideais para atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios turísticos; perfeitas para usar como camadas internas sob suéteres, blusas ou jaquetas mais leves nas noites mais frescas.
  • Camisetas de Manga Longa: oferecem proteção contra o sol quando necessário; podem ser usadas como camadas externas para manter seu corpo aquecido em temperaturas mais baixas; são úteis para ocasiões em que você deseja estar mais bem vestido ou em ambientes com ar-condicionado.

Ao escolher camisetas de manga curta e manga longa, opte por peças neutras e versáteis que possam ser facilmente combinadas com outras roupas em seu guarda-roupa de viagem. Isso ajudará a maximizar o número de looks que você pode criar com um número limitado de peças, economizando espaço em sua mala.

Durante a primavera de Santiago do Chile, as camisetas de manga curta e manga longa serão aliadas importantes para manter seu conforto durante a viagem.

Calças e Shorts

  • Calças: as calças são ideais para manter seu corpo aquecido em temperaturas mais frias, especialmente durante as noites. Além disso, é uma escolha sensata para proteger suas pernas contra insetos ou exposição excessiva ao sol. As calças podem ser adequadas para ocasiões que exigem vestimenta mais formal, como jantares ou visitas a locais culturais. Além também, de poder ser usadas por baixo de shorts em situações em que você precisa de aquecimento adicional.
  • Shorts: são ideais para os dias mais quentes e ensolarados, proporcionando conforto e liberdade de movimento. É uma peça perfeita para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo ou dias de praia.

    Você pode por exemplo, explorar os bairros históricos, como Bellavista e Lastarria, fazer caminhadas no Cerro San Cristóbal ou visitar parques como o Parque Quinta Normal. Viña del Mar e Valparaíso, que são cidades costeiras, são ótimas opções para usar shorts enquanto passeia pelas praias, explora a arquitetura única de Valparaíso ou visita os jardins e o famoso Relógio de Flores de Viña del Mar. Outra excelente opção de destino que você pode usar os shorts como uma escolha prática para a exploração, é o Parque Nacional Torres del Paine, que é um dos destinos mais deslumbrantes do Chile, onde você pode fazer caminhadas nas trilhas.

Parque Nacional Torres del Paine - Chile
Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Calçados

Ter o par certo de sapatos pode afetar significativamente o conforto e a versatilidade das suas atividades. Aqui estão algumas sugestões de calçados versáteis para incluir em sua mala de viagem:

  • Tênis Confortáveis: Um par de tênis confortáveis é essencial para caminhadas, explorar cidades a pé e qualquer atividade que envolva longas distâncias a pé. Eles também são ótimos para viagens de aventura e esportes leves. Opte pelo par de tênis mais confortável e versátil que tiver e leve um ou dois pares no máximo.
  • Sapatos Fechados, como Sapatilhas: Sapatos fechados e confortáveis, como sapatilhas, são uma escolha elegante e prática para passeios urbanos, visitas a museus, jantares em restaurantes mais refinados e qualquer ocasião em que você deseje estar bem vestida.
  • Sandálias: Sandálias confortáveis, de preferência com tiras ajustáveis, são perfeitas para climas quentes e praias. Elas também são úteis em locais onde você pode precisar de calçados arejados para conforto e facilidade ao tirar e colocar.

  • Botas Leves: Se sua viagem do Chile durante a primavera incluir caminhadas leves ou visitas a áreas naturais, botas leves de caminhada são ideais. Elas oferecem suporte aos pés e tornozelos e protegem contra terrenos irregulares e úmidos.
  • Chinelos: são úteis para relaxar no hotel, indo à piscina ou à praia. Eles são leves e compactos, ocupando pouco espaço na mala.
  • Calçados Esportivos Multifuncionais: Há calçados esportivos versáteis projetados para várias atividades, como trilhas, corrida leve e caminhadas urbanas. Eles podem economizar espaço, permitindo que você realize diversas atividades com um único par de sapatos. Se esse for o seu caso, repense sobre levar tênis confortáveis, pois essa pode ser a melhor opção, além de otimizar espaço em sua mala.

Certifique-se de que seus calçados sejam confortáveis e estejam bem adaptados aos seus pés, pois isso é fundamental para desfrutar de suas atividades com tranquilidade e sobretudo, conforto!

Roupa de Banho, Roupa de Chuva e Acessórios
  • Se você pretende aproveitar piscinas, praias ou fontes termais, ter uma peça coringa de roupa de banho é o ideal.
  • Um guarda-chuva compacto ou capa de chuva são suficientes, pois pode haver chuvas ocasionais na primavera.
  • Se você é adepto(a) ao uso de chapéu ou boné, essa é uma boa solução para se proteger do sol. Outro item coringa, são os óculos de sol, também para proteção contra raios UV.
Produtos de Higiene Pessoal

Levar produtos de higiene pessoal na mala de viagem para o Chile durante a primavera é uma escolha pessoal e depende das suas preferências e necessidades. No geral, os hotéis no Chile, especialmente os de categoria superior, geralmente fornecem uma variedade de produtos de higiene pessoal básicos, como sabonete, shampoo e condicionador. No entanto, a qualidade e a variedade desses produtos podem variar de acordo com o hotel escolhido. Nossa dica para você é: leve os itens de higiene pessoal que para você, em se tratando da qualidade e preferência, são indispensáveis, como escova de dente, escova de cabelo, cremes para o rosto e corpo, maquiagem, protetor solar, repelente, etc.

Eletrônicos
  • Adaptador de tomada universal, se necessário.
  • Carregadores e adaptadores para seus dispositivos eletrônicos.
  • Câmera ou celular para capturar momentos especiais.
Documentos e Dinheiro
  • Passaporte ou carteira de identidade (dependendo da nacionalidade).
  • Cartões de crédito/débito e dinheiro em pesos chilenos para despesas.
Medicamentos e Itens de Primeiros Socorros

Quando estiver preparando sua mala para o Chile na primavera, especialmente se você estiver viajando com crianças, é importante considerar levar uma seleção de medicamentos e itens de primeiros socorros para lidar com situações emergenciais e problemas de saúde comuns. Aqui está uma lista de medicamentos e itens que podem ser úteis:

Medicamentos Gerais

  • Analgésicos (como paracetamol ou ibuprofeno) para dor e febre.
  • Antialérgicos para alívio de alergias sazonais.
  • Antidiarreicos e reidratantes orais para problemas gastrointestinais.
  • Antiácidos para azia ou indigestão.
  • Pomada antibiótica para ferimentos pequenos.

Medicamentos Específicos

  • Medicamento para febre ou dor (verifique a dosagem adequada para a idade da criança)
  • Xarope para tosse (adequado para a idade da criança)
  • Medicamento para alergias infantis (verifique a dosagem adequada para a idade).

Itens de Primeiros Socorros

  • Curativos adesivos e bandagens para pequenos cortes ou arranhões.
  • Gaze estéril e fita adesiva para curativos mais complexos.
  • Desinfetante ou álcool em gel para limpar ferimentos.
  • Tesoura de ponta arredondada.
  • Pinça.
  • Termômetro.
  • Seringa e agulha (se você estiver viajando com medicação prescrita para a criança).

Além desses medicamentos e itens de primeiros socorros, é importante levar consigo receitas médicas e informações sobre as condições médicas das crianças, caso seja necessário comprar medicamentos específicos no Chile. Lembre-se de verificar as regulamentações de entrada de medicamentos no Chile, pois alguns países têm regras específicas sobre o transporte de medicamentos, especialmente aqueles que contêm substâncias controladas.

Se você não tiver certeza sobre quais medicamentos específicos levar, é aconselhável consultar um médico antes da viagem para obter orientações com base na saúde e nas necessidades individuais da família. Ter uma farmácia de viagem bem abastecida pode fornecer tranquilidade e garantir que você esteja preparado(a) para qualquer situação durante a sua estadia no Chile.

Lembre-se de verificar as previsões meteorológicas específicas para Santiago do Chile na época exata da sua viagem, já que as condições climáticas podem variar.

Aproveite sua viagem à bela Santiago durante a primavera!