Após o surto de manifestações que começou no dia 18/10/2019 em Santiago do Chile, as perguntas mais comuns do turista brasileiro são: como estão as manifestações no Chile? É seguro viajar para o Chile? Como está a cidade? Quais as recomendações para os turistas brasileiros?

Resolvemos escrever este artigo com o propósito de responder essas dúvidas! Então leia o texto até o fim. Data da última atualização(24/02/2020)


Manifestação no Chile não é uma novidade

Quem mora em Santiago do Chile sabe que as manifestações não são novidades. O povo chileno já protestava nas ruas quase que diariamente nos anos anteriores. Porém, antes do surto acontecer as manifestações eram segmentadas por diferentes causas.

Havia grupos de protestos sobre os direitos dos aposentados, sobre as vítimas da ditadura, sobre os direitos dos Mapuches (povo nativo da região) protestos de estudantes, entre outros.

No dia 18/10/2019 a população se uniu para uma causa em comum tendo como o estopim o aumento das tarifas no transporte público.


Como estão as manifestações no Chile neste início de ano de 2020?


Após um período de protestos intensos entre outubro/2019 e novembro/2019 o presidente Piñera vem tentando tomar diversas decisões e ações a favor da população. As manifestações, desde então, diminuíram de intensidade.

Somado às ações do presidente, fevereiro é o mês das férias dos chilenos. Devido a este período de férias a capital está mais vazia do que o normal.


Mas ainda há manifestações em Santiago do Chile?


Sim!

Apesar de estar mais tranquilo ainda ocorrem protestos diários principalmente na parte da tarde. O local da concentração das manifestações é a Plaza Itália chamada também de Plaza Baquedano no centro de Santiago do Chile. A partir das 17:00 os protestantes começam a se concentrar na praça e ficam por lá até às 22:00.

Estes protestos estão ocorrendo de forma pacífica no geral, porém com pontos isolados de confrontos com os carabineiros (polícia militar chilena).

Nas sextas-feiras as manifestações ficam mais volumosos também, então evite a região principalmente neste dia da semana.


Qual o impacto no comércio e pontos turísticos?


Atualmente a zona mais impactada pelos protestos são nos arredores da Plaza Itália. Por lá o comércio fecha o dia todo praticamente. O trânsito na área fica caótico principalmente a partir das 17:00, horário em que começa a concentração de manifestantes na praça.

Desde dezembro praticamente 100% do comércio, dos restaurantes, bares e pontos turísticos estão funcionando normalmente em Santiago do Chile. A única atração turística afetada é a troca da guarda que está acontecendo dentro do Palácio de la Moneda, ou seja, não está mais aberta ao público no momento.

Os aeroportos estão funcionando normalmente também. Não há registros de atrasos de voos ou cancelamentos.

Veja alguns depoimentos de turistas que estiveram por aqui em dezembro. Acompanhe também algumas reviews recentes de nossos passageiros no tripadvisor.


Está seguro viajar para o Chile em 2020?


Sim, está seguro viajar para o Chile. Os protestos do povo chileno  não envolve os turistas. O caso deles é com o governo e não contra as pessoas. Não há nenhum relato de turistas feridos durante os protestos. Sugerimos que você entre em contato com pessoas que visitaram o Chile recentemente e tire suas próprias conclusões baseados nos depoimentos dos viajantes.

Em todo caso existem algumas recomendações aos turistas brasileiros que vamos abordar no próximo item.


Recomendações para os turistas brasileiros


A primeira recomendação é não se hospedar próximo a Plaza Itália. Na realidade, se puder, evite se hospedar na região central de Santiago. Recomendamos os seguintes bairros para hospedagem: Providência, Las Condes e Vitacura. Estes bairros são mais afastados da zona central e não há registros de protestos por lá até o momento.

Evite caminhar pela região da Plaza Itália principalmente na parte da tarde.

O Bairro Bella Vista e o famoso funicular do Cerro San Cristóbal, ficam na parte norte da praça à 15 minutos caminhando. Prefira visitar este ponto turístico na parte da manhã. Se você for na parte da tarde ou na parte da noite para curtir os barzinhos de Bellavista, vá e volte de Uber para seu hotel.

O  Parque florestal é praticamente do lado do foco das manifestações, portanto visite este ponto turístico na parte da manhã também.


Previsão de Manifestações no Chile em 2020


Devido a uma série de fatores, há uma previsão( apenas uma previsão) de aumento nos protestos para março e abril de 2020. Nada para se alarmar. Quais fatores? A volta às aulas, o dia internacional da mulher e a convocação de um plebiscito constitucional marcado para abril deste ano.

  • Com a volta às aulas, muitos estudantes de férias voltarão a ficar ativos nas manifestações.
  • Haverá uma convocação à marcha feminista entre o dia 02/03/2020 até o dia 08/03/2020 e que provavelmente irão se somar às manifestações contra o governo.
  • Em abril, haverá um plebiscito, para nova constituição no Chile. O povo para não se acomodar provavelmente ficará mais ativo nas manifestações durante este período.

A mudança na constituição era uma das principais demandas dos manifestantes. Apesar de dar esperança ao povo, o plebiscito provavelmente não vai acalmar a população, que continuará indo às ruas para demonstrar força.

As recomendações para os turistas  este período continuam as mesmas já descritas neste artigo.


Resumo e últimas dicas


- Ainda ocorrem manifestações, mas de bem menor intensidade, com pequenos focos de confronto com a polícia.

- Se hospede no bairro Providencia, Vitacura ou Las Condes.

- Os passeios, comércio e pontos turísticos estão funcionando normalmente.

- Está seguro viajar para o Chile e não há relatos de problemas com turistas.

- Converse com algum visitante recente e tire suas dúvidas com eles.

- Veja as últimas opiniões de turistas no Tripadvisor


Veja outros artigos importantes 



Não esqueça do Seguro Viagem!

Uma dica importante é sempre pensar de ter um seguro para a sua viagem, assim se acontece algum imprevisto a sua viagem nao vai por agua abaixo.

E você pode adquirir esse seguro com preço incrível economizando muito.



Solicite atendimento do consultor