Saiba quais são os critérios que você deve avaliar


Na hora de viajar queremos que tudo ocorra na mais perfeita harmonia. E quando falamos em fazer uma viagem internacional a preocupação aumenta, afinal a legislação é diferente, idioma muitas vezes que não dominamos, entre diversos outros. Afinal é pisar em um território desconhecido.

Mas aqui vamos dar algumas dicas para que você saiba como escolher uma agência de turismo no Chile e evitar ser vítima de golpes ou mesmo de não ter o serviço contratado realizado.

- Quais os problemas mais comuns 


- Passeios cancelados


- Atrasos nos transfers


- Agências que somem após o pagamento realizado


- Venda de produto inexistente


- Vans com maior número de pessoas do que assentos


- Falta de um meio de fácil comunicação com a empresa


- Não oferece um ou mais dos serviços prometidos no pacote


Como escolher uma agência de turismo no Chile


A partir de agora, você que acompanha esse post sabe que nosso objetivo é fazer com que sua viagem seja inesquecível, então preparamos algumas dicas para você na hora de escolher a agência de turismo.


  Planejamento

O primeiro passo com certeza é o planejamento.

Quando falamos em planejamento inclui tudo. Quantos dias ficar, quando, onde, com quem, o que colocar na mala, quais os passeios pretende fazer, qual empresa pode te atender, onde se hospedar, quanto levar em dinheiro, seguro viagem, e por aí vai.


Comunicação fácil e sempre que necessária

Ponto que você tem que checar é se a empresa tem um canal de comunicação facilitado. Informe-se quais os horários de atendimento, se a empresa disponibiliza um serviço de atendimento ao cliente com plantão, por exemplo, se a empresa responde aos e-mails com agilidade atendendo aos seus questionamentos e não apenas e-mails de resposta automática. Afinal quando está de férias em outro país, dificilmente você pode aguardar o horário comercial para tirar alguma dúvida, ou então se aconteceu algum contratempo em seu passeio é a empresa que deve te auxiliar.

Quanto mais informações você tiver melhor.

Verifique o cadastro da empresa


No Chile, a atividade do turismo é regida pela Lei 20.423 desde quando esta foi promulgada em 2010. Este sistema é composto por um Comitê de Ministros do Turismo, uma Subsecretaria de Turismo, um Conselho Consultivo e pelo Serviço Nacional de Turismo.

Para atuar no setor de turismo no Chile a empresa deve estar cadastrada no Servicio Nacional del Turismo (Sernatur). Então é bom você pesquisar e até mesmo perguntar se a empresa está cadastrada. Se não tiver esse cadastro a empresa atua de forma ilegal e clandestina. 

Lembrando que qualquer pessoa pode entrar no site do Sernatur e pesquisar se a empresa está cadastrada.

Além disso, as agências também precisam estar registradas no Servicio de Impuestos Internos. Já os veículos devem estar registrados no Ministério dos Transportes.

Para facilitar, vou deixar o link aqui do nosso registro no SERNATUR


Experiência no ramo


Quando falamos em conhecer um lugar novo e diferente esse deve ser desconhecido somente para o turista. O motorista e o guia devem ter experiência pelos pontos a serem visitados. Pode parecer exagero, mas subir a Cordilheira dos Andes em determinadas épocas é bastante desafiador e requer experiência e habilidade. O motorista deve estar preparado para em casos de nevadas saber o que fazer para evitar acidentes. 


Abordagem na rua


Uma prática adotada por algumas agências, principalmente as clandestinas na alta temporada é abordar os clientes na rua sem autorização.

Com isso, a municipalidade estabeleceu o Plan Comercio Justo Santiago que visa fiscalizar e multar pessoas que estejam praticando comércio ilegal, vendedores e consumidores. 

Isso mesmo! Os consumidores também podem ser multados por adquirir produtos de comerciantes ilegais.


Consulte as Referências da empresa


Provavelmente você conhece alguém que já foi ao seu destino final. Então que tal conversar com ela e pedir algumas sugestões?

Busque sites com avaliação de consumidores e veja os comentários. Além da classificação, considere também a quantidade de avaliações. Prefira empresas com boas referências seja de conhecidos ou até mesmo de opiniões da web. Hoje em dias existem vários sites de avaliação como por exemplo o Trip Advisor. E o melhor é que qualquer pessoa pode avaliar o serviço que contratou.

Se a empresa não tem avaliações negativas desconfie, existem algumas má praticas, como oferecer algo para os clientes retirarem comentários negativos, sem dúvida, quem se preocupa em oferecer o melhor recebe e aceita criticas construtivas.

É importante também que você leia a resposta da empresa nas avaliações negativas, sempre existem os dois lados da história.

Para facilitar, também vou deixar aqui o link do nosso TripAdvisor



Analise o contrato com atenção


Muitas vezes quando vamos viajar para outros países já fazemos as reservas previamente, seja do voo, hotel e até mesmo os passeios. Então analise o contrato com atenção. Informações sobre os procedimentos em caso de cancelamento, direitos e obrigações da agência e direitos e obrigações do contratante devem ser lidas com cuidado. Assim, você sabe bem o que esperar da empresa contratada e as chances de satisfação são muito maiores e evitar aborrecimentos durante seu passeio.

Também nesse ponto é importante escolher uma empresa que tenha CNPJ no Brasil, afinal, como reclamar de uma empresa que tem apenas operação internacional?

Esse também é um dos nossos diferenciais, além te ter a empresa totalmente legalizada nos órgãos do Chile, também temos toda a legalização no Brasil.

No Brasil o Cadastur é responsável pela parte de turismo, e nós estamos lá!



Bom você percebeu que escolher uma agência vai muito além de apenas priorizar preço. Pode ser que você queira uma experiência diferente, exclusiva então o custo pode ser mais elevado. Mas o importante é sempre ver se a empresa atende a relação custo/benefício e se o serviço é de qualidade e confiável.

Por isso procuramos ser sempre transparentes, além de ser uma das únicas agências Brasileiras no Chile legalizadas nos dois países.


De todas as maneiras, contratar uma agência requer atenção, afinal você não quer que nada atrapalhe a sua viagem de férias, seja solo ou em família e com amigos. 


Sernatur oferece número de atendimento ao cliente

Para entrar em contato com este novo Contact Center, as pessoas que procuram informações sobre os destinos turísticos do país, além de informações sobre os programas da Sernatur, informações de registro e muito mais, podem fazer isso ligando para 600 600 60 66. Esse número atende a todas as chamadas de turistas e prestadores de serviços de turismo no país.

O Contact Center terá serviço disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00 e sábado, das 10h00 às 15h00.


Vamos deixar aqui alguns links importantes relacionados ao setor de Turismo no Chile


  • Subsecretaría de Turismo – vinculado ao Ministerio de Economía, Fomento y Turismo – www.subturismo.gob.cl
  • Sernatur – Servicio Nacional de Turismo – www.sernatur.cl
  • Sernac – Servicio Nacional del Consumidor – sernac.cl