O melhor roteiro de 3 a 5 dias no Deserto do Atacama
 
  • +56 9 8205 0413 (CL)
  • +55 11 3090-3650 (BR)

O melhor roteiro de 3 a 5 dias no Deserto do Atacama





Melhores roteiros de 3 a 5 dias no Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama é sem dúvida um daqueles lugares que você chega e diz: UAU!

Sim, é uma mistura de sonho com realidade, onde você pode se conectar com o seu eu-interior, aguçar a espiritualidade e deslumbrar uma natureza magnífica e ímpar.

O Deserto do Atacama fica na região norte do Chile e faz fronteira com o Peru e é considerado o deserto mais alto e seco do mundo, afinal por lá dificilmente chove.

As temperaturas no deserto variam entre 0 ºC a noite chegando a 40 °C durante o dia, ou seja, você tem que estar preparado para os extremos em um mesmo dia.

Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3000 habitantes e é por lá que os turistas ficam hospedados.

O deserto do Atacama é muito visado por turistas, para prática do trekkingmontanhismomontariaoff-roadmountain bike e arqueólogos, devido ao fato da região possuir interessantes artefatos arqueológicos e históricos, além de salinasgêiseresvulcõeslagoas coloridas, vales verdejantes e cânions de água cristalina. Também há múmias com mais de 1000 anos deixadas pelos Chinchorros (antigos habitantes da área).

Tá, mas e agora, o que fazer por lá para um turista que quer curtir e conhecer novos lugares, mas sem prática de turismo de aventura ou esportes radicais?

Com isso, vamos deixar um roteiro para você conhecer os principais pontos no Deserto do Atacama com roteiros de 3 a 5 dias.

Roteiro de 3 a 5 dias no Deserto do Atacama

Dia 1

  • Valle de La Luna(na tarde)

  • Tour Astronômico(à noite)

Dia 2

  • Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas(dia todo)

Dia 3

  • Geysers del Tatio(Na manhã)

  • Termas de Purtiama(à tarde)

Dia 4

  • Rota dos Salares(dia todo)

Dia 5

  • Vale do Arcoíres(na manhã)

 

Dia 1- Valle de La Luna( na tarde)

Valle de la Luna anfiteatro

Um ótimo passeio para ser feito no primeiro dia de viagem. O roteiro é incrível, a região fica próxima de San Pedro de Atacama e a 2.400 metros de altitude. Além disso, o passeios geralmente sai às 15:30. Se seu voo chegar na parte da manhã você já pode aproveitar o primeiro dia para fazer este passeio.

O Valle de la Luna (Vale da Lua) recebeu esse nome porque acreditava-se que sua superfície se assemelhava com a da Lua; anos mais tarde, depois que o homem pisou na Lua, percebeu-se que a semelhança não era tão grande assim, mas o nome ficou e assim é conhecido hoje em dia: Vale da Lua.

A região do Valle de la Luna é, segundo os geólogos, um antigo assoalho oceânico. O resultado é uma paisagem cinematográfica.

Ventos fortes, cavernas de sal e formações rochosas com morfologia inusitadas completam a paisagem.

Trata-se de um passeio mais tradicional a se fazer no Atacama. As empresas turísticas que realizam esse passeio fazem um roteiro que primeiro visita o Vale da Lua, em seguida o Vale da Morte e, por fim, a Pedra do Coyote, um local lindo para tirar fotos e admirar o pôr do sol.

Dia 1-Tour Astronômico(à noite) 

Chegando do passeio do Valle de la Luna você pode tomar um banho, descansar um pouco, comer alguma coisa e se preparar para esta próxima aventura à noite.

Nesse passeio, você vai conhecer um observatório astronômico. Vale lembrar que o Deserto do Atacama é considerado uma das regiões do mundo com melhores condições de visibilidade do céu e isso acontece devido a baixa umidade do ar e a altitude bem elevada.

A quantidade de estrelas vistas do local é imensurável e pelas condições do céu diversos turistas relatam que avistam estrelas cadentes cruzando o céu! Não é incrível!

Dia 2- Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas(manhã e tarde) 

Lagunas Altiplânicas no Atacama

Região do Salar de Águas Calientes. A Piedras Rojas fica a mais de 4.000 metros de altitude, e é formada por pedras de variados tamanhos, que têm uma coloração avermelhada.

E, ao lado dessas formações rochosas está uma lagoa que forma um verdadeiro espelho d’água, que reflete a paisagem.

Já, as Lagunas Altiplâncias estão localizadas a cerca de 4.200 metros de altitude, as lagoas são um contraste com a paisagem tão árida do deserto. Este é um dos lugares mais bonitos que você verá em toda sua viagem ao Atacama. A beleza das lagunas impressiona qualquer um que passa por lá.

E os passeios, de um modo geral, incluem visitas à Laguna Miscanti e Laguna Miñiques. A beleza das lagunas é complementada pela imponência dos vulcões Miscanti e Miñiques.

A primeira a ser visitada, na maioria das vezes, é a Lagoa Miscanti. Ela possui águas tranquilas, e é cercada por morros cobertos por uma vegetação rasteira e de cor amarelada.

Dia 3 - Geysers el Tatio ( manhã) 

Geysers el Tatio no Atacama

Os Geysers el Tatio são uma das melhores atrações do deserto do Atacama.

O calor gerado pelos vulcões ativos da região aquece as águas subterrâneas. Em contraste com as baixíssimas temperaturas na superfície, generosas quantidades de vapor d’agua são gerados e chegam à superfície através de fissuras na crosta terrestre alcançando temperaturas de 85ºC e a uma altura de 10 metros.

A temperatura no local costuma ser negativa, variando entre 0ºC e - 20ºC.

O resultado é um verdadeiro espetáculo da natureza. Um campo geotérmico com centenas de gêiseres.

Dia 3- Termas de Puritama(à tarde)

Quer fugir do cenário de deserto, isso também é possível no Atacama.

Se você quer descansar em um cenário paradisíaco, então as Termas de Puritama foram feitas para você.

Que tal entrar em um cânion e conhecer algumas piscinas naturais com temperatura super agradável? O passeio até Termas de Puritama é a melhor opção para quem cansou de aventura e quer relaxar um pouco no Atacama.

Nesse lugar de contrastes e de paisagens tão incríveis, você vai encontrar um conjunto de oito pequenas lagoas, formadas por um rio com águas naturalmente quentes, (com temperatura entre 32 e 34 graus). As piscinas naturais são rodeadas de muito verde.

Os visitantes mais sortudos podem até ter a companhia de pequenos peixinhos. Mais relaxante que isso impossível.

O trajeto de San Pedro do Atacama até Puritama leva cerca de 1 hora.

As Termas de Puritama ficam no meio de um cânion, cercado de montanhas, a 3.500 metros de altitude.

Dia 4 - Rota dos Salares(manhã e tarde)

Rota dos salares no atacama

Localizado a cerca de 140 Km de San Pedro de Atacama está o Salar de Tara. Ele faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos.

Por lá o preparo já começa com a roupa apropriada, já que fica a uma altitude de 4.400 metros e muitas vezes o vento é muito forte durante a manhã e ao final do dia o frio impera.

Nessa parte do Deserto são encontrados os salares – onde a areia é trocada pelo sal. Isso mesmo é um deserto de sal. Assim como em outros pontos as cores são vibrantes e as fusões entre elas dá um destaque ainda mais bonito.

Lá também você vai avistar a Lagoa dos Cristais, que em sua borda o sal fica acumulado e formam verdadeiros cristais.

Outra paisagem incrível por lá são as enormes formações rochosas que formam verdadeiras esculturas. Conhecidas como Sentinelas de Tara algumas chegam a lembrar os Moais encontrados na Ilha de Páscoa.

O ocre do deserto, o branco do sal, o azul das lagoas e o vermelho suave dos flamingos. Será que fica bonito?

Dia 5 - Laguna Cejar 

 

Laguna Cejar no Deserto do Atacama

É uma experiência única entrar em uma laguna que é impossível de afundar. Há tanto sal nas águas da Laguna Cejar, que se torna impossível do corpo humano afundar. Quem entra na lagoa sempre fica boiando e é uma sensação indescritível.

A Laguna Cejar é conhecida como o Mar Morto da América do Sul. A quantidade de sal é tão grande que em sua borda se forma uma crosta branca e grossa.

A lagoa tem uma água bem cristalina e de um azul lindo e para completar, a paisagem é cercada pela Cordilheira dos Andes.

 

 




voltar