Clima em Santiago do Chile e as estações do ano
 
  • +56 9 8205 0413 (CL)
  • +55 11 3090-3650 (BR)

Clima em Santiago do Chile e as estações do ano





Clima em Santiago do Chile e as estações do ano
Se tem algo que muita gente pergunta é se no Chile tem neve o ano inteiro e como são as estações do ano?

Então vamos lá, aqui nesse artigo vamos falar um pouco sobre como é cada estação do ano em Santiago – capital do Chile, especificamente, já que o clima no deserto do Atacama ou no Sul do Chile é bem diferente.

Assim você consegue até escolher em qual época vai conhecer as terras chilenas pela primeira vez. Porque eu garanto que depois que você conhecer a primeira vez, com certeza vai querer voltar e conhecer em outra temporada.

Cada estação tem sua particularidade, suas belezas e seus encantos. É bom saber é que as estações seguem as datas das estações brasileiras e são bem definidas.

Primavera(2 de setembro a 21 de dezembro)

Vinícola na primavera no Chile

Ah, a primavera! Temporada das flores. É quando a natureza volta a deixar tudo mais lindo com suas cores e os cheiros inconfundíveis da primavera. As uvas começam a nascer nos vinhedos os quais ficam cada vez mais verdinhos e encantadores.

Nessa época as temperaturas ficam entre 15 a 25º C. Mas não pense que vai poder abandonar o casaco. Afinal os dias começam e terminam mais frios. Os dias, aos poucos, começam a ficar mais longos: amanhece às 7h e escurece às 19h.

Na primavera você vai deparar-se com céu azul e, claro, muitas flores. Então prepare a máquina fotográfica para se encantar com diversos cantinhos da cidade.

As roupas já podem ser mais leves durante o dia e dá até para usar e abusar de saias, vestidos, bermudas e sandálias.

Verão(21 de dezembro a 20 de março)

Termas de Colina no Verão

Do final de dezembro ao final de março, este período seco toma conta do país. Praticamente não chove e a umidade é baixíssima.

As temperaturas ficam entre 20 e 30°C, mas à noite pode fazer temperaturas mais agradáveis.

Os dias são mais longos. Amanhece aproximadamente às 6hrs da manhã e escurece entre 21hrs e 21h30, isso mesmo, dá para aproveitar bem o dia e fazer muitas coisas.

Como você deve saber a cidade de Santiago conta com vários parques e cerros e com isso, um dos passeios dos chilenos é sempre passar algumas horas nos parques com a família. Então reserve a canga na mala e vá aproveitar um dos parques e deitar-se na grama ou até mesmo fazer um delicioso piquenique.

Dê preferência a roupas leves e calçados rasteiros, já que o calor é intenso. Não esqueça de andar com sua garrafinha de água a tira colo. Afinal o clima é bastante seco e você pode ficar desidratado.

Falando em garrafinha de água, aqui vamos deixar uma curiosidade:

Sabia que no Chile você pode beber água na torneira?

Isso mesmo. Em Santiago todos estão acostumados a beber água da torneira. Ela é mineral e tratada. Mas, não pense que é o mesmo sabor da água no Brasil. No Chile ela tem um sabor mais acentuado, mais salgada e a sensação de ser mais pesada, então, fique atento, se você tem o estômago e intestino mais sensível, não é tão recomendado.

Outono(20 de março a 20 de junho)

Parque Florestal no outono em Santiago do Chile

Do final de março ao final de junho, o outono é bem parecido com o Brasil, dependendo da região é claro, com temperaturas em média de 15ºC. O dia amanhece entre 7hrs e 7h30, e às 20hrs já está bem escuro.

Nessa estação que os dias começam a ficar mais curtos, as árvores já começam a ficar com as folhas secas e com o passar dos dias, começam a perdê-las.

As noites já são mais frias e agasalhos pesados são recomendados, inclusive durante o dia, já que tem dias que os ventos são bem fortes e gelados.

Nessa época que acontece a colheita das uvas nos vinhedos, os quais começam a ficar pouco a pouco menos coloridos.

A partir de abril podem ocorrer as primeiras nevascas nas Cordilheiras, porém não o suficiente para que as estações de esqui iniciem suas atividades.

Inverno(20 de junho a 22 de setembro)

Valle Nevado no Inverno

Em Santiago, as temperaturas variam entre -3°C e 18°C no inverno.

Mas se você pensa que neva na cidade está enganado. A neve só cai na Cordilheira dos Andes.

Ou seja, você só vai deparar-se com a neve nas estações de esqui e nas montanhas. Por lá, as temperaturas podem chegar a -15°C. É muito frio!

No inverno os dias são mais curtos e amanhece por volta das 8hrs e escure às 17h30 e é nessa estação que o país seco cede alguns dias para a chuva. Mas não pense que é muita chuva, como você está acostumado no Brasil.

As montanhas já estão forradinhas de neve. As árvores já estão sem as folhagens e os dias são mais cinzentos, embora em alguns dias o sol apareça, mas somente para iluminar, ou dar um olá.

Casacos, botas e roupas mais pesadas, são essenciais nesta época do ano. Considere comprar roupas de frio por lá, pois os preços são mais acessíveis no Chile do que o Brasil.

 

 

 

 




voltar