Cajón del Maipo e o Embalse el Yeso: Conhecendo os locais no inverno
 
  • +56 9 8205 0413 (CL)
  • +55 11 3090-3650 (BR)

Cajón del Maipo e o Embalse el Yeso: Conhecendo os locais no inverno





É impossível pensar no Chile sem associar à imensa Cordilheira dos Andes. Se você vai viajar para Santiago no inverno, o local certo para dar uma escapadinha da cidade e apreciar as montanhas, é a região de Cajón del Maipo.

Cajón del Maipo localiza-se a uma hora de Santiago, no coração dos Andes. A região, no inverno, soma tudo o que queremos ver no Chile. Você vai encontrar montanhas forradinhas de neve, vales incríveis, rios de águas cristalinas e é claro, o Embalse el Yeso.

Saiba tudo que você precisa saber antes de visitar a região. Organizei as melhores dicas e informações aqui neste artigo.

Cajón del Maipo e o Embalse el Yeso: Como Chegar?

A estrada que leva a Cajón del Maipo é pavimentada em alguns trechos, mas em outros não é. O caminho para quem não está acostumado a dirigir em montanhas pode ser bastante difícil. Algumas partes da estrada são estreitas e sinuosas. Em certos pontos só passa um carro por vez.

No inverno, devido a neve, há a possibilidade da estrada fechar por alguns dias. Dica de ouro: Reserve seus passeios com antecedência e deixe esse passeio para o primeiro dia. Assim, caso ocorra o imprevisto com a estrada, a sua agência pode reorganizar o roteiro.

Por conta das dificuldades da estrada e das mudanças no tempo é indicado realizar o passeio com uma agência especializada. Vou explicar no próximo tópico como é o roteiro do passeio com a agência Full Tour.

Como funciona o passeio com a Full Tour?

Para reservar o passeio você solicita o contato e logo um consultor retorna via whatsapp. Ele vai dar todo auxílio que você precisa antes e durante sua estadia em Santiago do Chile.

Na noite anterior do dia do passeio você recebe via e-mail o horário do passeio e o nome do guia. Seu consultor também vai entrar em contato via whatsapp caso ocorra imprevistos.

Saindo de Santiago, a agência busca você na porta da hospedagem. Observação: Hospede-se em locais que estejam em rota turística, nos bairros, Centro, Providência, Vitacura e Las Conde. Estes são os melhores locais para se hospedar em Santiago

Como é um passeio de montanha, o horário de saída é bem cedo. Os primeiros passageiros entram na van em torno das 6:10 da manhã. O horário de retorna à cidade varia entre 16:00 e 18:00, dependendo do trânsito no dia.

Roteiro do passeio

Ao adentrar nas proximidades da região de Cajón del Maipo começamos a perceber as belezas e a maravilha da cordilheira dos Andes. San José del Maipo é a cidadezinha localizada na região de Cajón del Mapio. Aproveite para ir ao banheiro, pois além daqui não há outros locais com banheiro.

Seguindo caminho observamos os picos mais altos da montanha forrados de neve. A estrada, cada vez mais sinuosa, começa a revelar ribanceiras e paisagens magníficas. Recantos belíssimos são avistados ao longo do caminho até a próxima parda, o refúgio militar. O refúgio militar está localizado em Las Cascaras, próximo ao Embalse El Yeso . É um antigo acampamento abandonado, utilizado para alojar os trabalhadores da represa do Embalse na década de 60.

A parada mais esperada do passeio é no Salto el Yeso, no qual você desfrutará de um piquenique completo com vinhos chilenos, queijos, salames, snacks, sucos e outros snacks. Neste mesmo local se encontra uma cascata linda no rio Yeso e uma pista de patinação que simula uma pista de gelo.

Piquenique em cajón del Maipo Embalse el Yeso
Piquenique da Full Tour com vinhos chilenos, salame, queijos, suco e vários snacks.

Atenção: O Embalse el Yeso encontra-se fechado( 27/08/2019) pelas autoridades do governo chileno. Ainda não há previsão de aberura.

A imagem do acampamento desperta a curiosidade. É um local que soma história para a região. A partir daqui a estrada que leva ao Embalse el Yeso estará totalmente congelada. Uma camada de gelo é formada na estrada ao longo das madrugadas gélidas. A van estaciona e seguimos a pé o restante do caminho até o tão esperado Embalse El Yeso.

Embalse el yeso : A atração principal

A atração principal fica por conta do Embalse el Yeso. O Embalse é uma represa construída no rio Yeso, com o intuito de armazenar água. Essa água é responsável por abastecer os 7 milhões de habitantes de Santiago e região.

O Embalse el Yeso no inverno em Santiago do Chile. Um lago de cor verde esmeralda.
O Embalse el Yeso com suas águas lindas em meio à Cordilheira dos Andes. 

O cenário é cinematográfico. O visual formado pela represa é a de um lago de cor azul turquesa em meio às montanhas nevadas. Caminhando pelas bordas do Embalse você vai perceber que seu sonho de visitar o Chile foi realmente realizado com sucesso.

O guia, com toda sua experiência, explica desde a geologia do local até questões políticas e históricas do Chile. Maravilhoso. Além disso ele vai dar a você tempo suficiente para apreciar o local e tirar as fotos desejadas.

Quais roupas usar?

Por conta da neve que acumula na estrada ao redor do Embalse El Yeso é recomendado o uso de botas e calças impermeáveis. Antes de chegar até o Embalse o motorista faz uma parada na loja para alugar as roupas apropriadas.

As temperaturas no Embalse podem chegar a -10°C. Caso você não possua roupas que suportem essa temperatura, você pode alugar o casaco de neve também.

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso – Dicas extras

• Leve protetor solar para o rosto e óculos escuro.
• Leve um lanche. Mesmo que seja servido um piquenique farto, pode ser que dê um pouco de fome na viagem de volta à cidade.
• No Embalse el Yeso não há banheiro, portanto aproveite para a parada para o café da manhã para utilizar o banheiro.

 




voltar